domingo, 27 de outubro de 2013

A Pílula

A pílula é um método contraceptivo muito eficaz, quando correctamente utilizado.
Cada comprimido (via oral) contém hormonas sintéticas semelhantes às que são produzidas pelos ovários: o estrogénio e a progesterona. Quando alguém toma a pílula. deixa de ter um período fértil, assim não poderá engravidar.

Existem diferentes tipos de pílula. Na maioria, os comprimidos tomam-se diariamente, durante 21 dias, seguidos de um período de 7 dias de pausa. Neste espaço de tempo, poderá ocorrer uma hemorragia - a chamada hemorragia de privação.

No final período de pausa, recomeça-se uma nova embalagem no 8º dia. A pílula deve ser tomada aproximadamente à mesma hora.

A eficácia contraceptiva mantém-se durante todos os dias do mês, quer seja durante a toma, quer durante o período de pausa.
Apesar da pílula ser extremamente eficaz, deve ter se em atenção situações em que existe a toma simultânea da pílula com outros medicamentos, e em caso de falhar na toma em mais de 24h.
A toma da pílula devera ser iniciada entre os 2 primeiros dias da menstruação para que o seu efeito seja imediato, caso contrario, o efeito contraceptivo só se verifica após 7 dias. A pílula também não protege contra doenças sexualmente transmissíveis  para isso e aconselhado o uso de preservativo.

Não existem grandes contra-indicações na toma da pílula  pode ser tomada por quase todas as mulheres férteis  com algumas excepções como a idade, maus hábitos como fumar, etc e/ou doença. Em todo o caso, há que relembrar que a pílula não deixa de ser um medicamento, e devera ser aconselhada por um profissional de saúde.

Como todos os métodos contraceptivos, tem as suas vantagens e desvantagens. 


Vantagens :

- Eficaz como método contraceptivo, transmite total tranquilidade ao casal na prática sexual. O risco de engravidar, quando é adequadamente utilizada, é cerca de 0,1%;
-Regula o ciclo menstrual da mulher, quando este é irregular;
- Reduz o risco de cancro nos ovários e no útero;
-Melhora significativamente a pele, reduzindo o acne, a oleosidade e a quantidade de pêlos;
-Reduz o fluxo menstrual, com isto reduz o risco de anemia provocada pela perda se sangue abundante durante a menstruação ;
-Não afecta a fertilidade;
-Etc.
Infelizmente a pílula não traz somente vantagens, também apresenta algumas desvantagens.

Desvantagens:

-Não previne as DST (doenças sexualmente transmissíveis), sendo então preciso o uso do preservativo em todas as relações sexuais;
-A sua eficácia pode diminuir posteriormente com a toma de alguns antibióticos;
-Algumas mulheres poderão aumentar ou diminuir significativamente o seu peso;
-Pode provocar alterações a nível humoral;
-Pode também provocar manchas na face da mulher;

-Etc.


Sem comentários:

Enviar um comentário